09Ago
Conheça os benefícios que a agricultura orgânica traz para o meio ambiente

organicos

 Por mais que se fale de produtos orgânicos, algumas dúvidas ainda rondam o assunto. Para esclarecer questões sobre a agricultura e os benefícios que esse tipo de cultura traz para o meio ambiente, o Pão de Açúcar Sustentável conversou com Karin Nohra de Moraes, agrônoma e compradora de orgânicos do Grupo Pão de Açúcar. Confira!

 

Pão de Açúcar Sustentável: O que difere a agricultura orgânica da tradicional?
Karin Nohra de Moraes: Os produtos da agricultura orgânica são gerados em um sistema agrícola que maneja de forma equilibrada o solo e os demais recursos naturais – água, plantas, animais, insetos – conservando-os em longo prazo, mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. Nela é proibido o uso de agrotóxicos, que contaminam o solo e o meio ambiente, e adubos químicos solúveis, que contribui para o empobrecimento do solo, salinização etc. O cultivo orgânico preza pela saúde do solo, adubando com compostos orgânicos, rotação de cultura e adubos verdes para depois iniciar o cultivo da cultura de interesse, que ao crescer num solo mais saudável, gera uma planta mais saudável. O cultivo orgânico obedece a normas rígidas de certificação, que proíbem a utilização de agrotóxicos e exigem a conservação dos recursos naturais e condições adequadas de trabalho no campo. Além da certificadora, agora o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é o órgão responsável por regulamentar, auditar e fiscalizar o setor, dando mais credibilidade às boas práticas já existentes no Brasil. 
 
PAS: Por que o não uso de agrotóxicos é melhor para o meio ambiente?
KNM: É melhor porque o uso indiscriminado de agrotóxicos pode contaminar solos, nascentes, animais e trabalhadores rurais. Por isso a agricultura orgânica e seu conjunto de boas práticas é melhor para o meio ambiente. 
 
PAS: Que tipo de reação os agrotóxicos causam ao alimento?
KNM: O uso indiscriminado dos agrotóxicos, usados para combater pragas, doenças e plantas invasoras, podem também contaminar os alimentos, principalmente se não forem respeitadas as dosagens e carências. 
 
PAS: Como é feito o controle de pestes na agricultura orgânica?
KNM: São feitas com a nutrição orgânica adequada dos solos, pois solos saudáveis produzem plantas saudáveis e, portanto, são mais resistentes a pragas e doenças. Também leva em consideração um conjunto de práticas e ajuda a reduzir a incidência do problema, como: rotação de culturas; plantio nas épocas e locais (clima) mais corretos; consorciação de culturas e manejo seletivo do mato; uso de plantas que como “barreiras” (atraem as pragas e deixam a cultura orgânica de interesse livre); uso de cobertura morta e plantio direto; plantio de variedades e espécies mais resistentes.
 
PAS: A agricultura orgânica se preocupa com as áreas de preservação ambiental?
KNM: Sim, lógico! Todo produtor orgânico que possui área de restrição de plantio devido à preservação ambiental, possuem essa condição fiscalizada e controlada pela certificadora!

Deixe sua opinião

Nome*:
E-mail*:
Site/Blog:
Comentário*:
Enviar

Ingrid

e gostei deste site mais nao me ajudou em parte dos beneficios da agricultura organica obg

Notícias Relacionadas

Nenhuma notícia relacionada foi encontrada.